domingo, 4 de abril de 2010

TREINAMENTO POLICIAL, REALIDADE OU BRINCADEIRA?

Gostaria de me unir ao pensamento do Professor Giraldi, (coronel da PM de São Paulo e desenvolvedor do método Giraldi), sobre o - Novo treinemento para as polícias, "Treinamento Virtual" - quando o policial vivência ocorrêcias de rua, projetada em uma tela.
E muitas são as razões para concordarmos com esse brilhante estudo realizado pelo Cel. Giraldi. Nas quais elencamos algumas delas:
- Como podemos treinar policiais com armas e munições, que não serão as mesmas que ele estará trabalhando?
- De que que forma  o policial estará preparado para o ambiente urbano, treinando parado sem qualquer tipo de progressão ou mesmo regressão?
- Como poderá o policial exercitar sua verbalização e negociação para preservar vidas com uma tela de projeção.
"Tiro é exceção; última alternativa, medida extrema, com a finalidade de preservar vidas inocentes, incluindo a do policial."
 - Na vida real tudo acontece em  três dimensões, na projetada será em duas, como o policial estará preparado para observar e decidir?
 - Mais de 60% dos confrontos armados ocorrem em baixa luminosidade, de que forma o policial treinará utilizando-se de sua lanterna em salas de projeção?
Dessa forma fica claro que treinamentos como esses pouco contribui para a formação e ou preparação do policial que estará na rua com a missão de combater a criminalidade, tendo que tomar decisões em questões de segundos.
Não conhecemos nenhum caso de jogador de futebol que aprendeu a jogar com o game, nem tão pouco um nadador, com o policial isso não é diferente.
A vida não é um jogo, que termina e começa novamente, bastando apertar  -start - Temos que ter a consciência que treinar é preciso, porém, com responsabilidade.
A cada dia que passa a sociedade irá nos cobrar muito mais profissionalismo e técnica.
Quer esse estudo completo(?) faça parte desse Blog
     

3 comentários:

  1. Boliva, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu blog, que idéia maravilhosa de deixar a população informada sobre o que acontece em relação a ações da policia militar, pois nosso Estado está muito violento, com assaltos,sequestros,etc e vc com sua experiência de vários treinamentos que já participou, poderá passar para as pessoas algumas dicas e sugestões de como se prevenir dessas violências. PARABÉNS E SUCESSO nessa nova etapa na sua vida profissional.

    ResponderExcluir
  2. Boliva, primeiramente gostaria de lhe parabenizar por essa iniciativa de passar para a população informações no que diz respeito a polícia militar, até mesmo dicas, sugestões de como se previnir de assaltos, sequestros,etc, pois com a bagagem que você adquiriu de vários treinamentos irá ajudar bastante as pessoas, pois Maceió está muito violenta. SUCESSO nessa nova etapa profissional.bX-fh6cn9

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, amigão, pelo Blog. Sabemos de sua competência como policial e como pessoa. Desde a acdemia ja se preocupava com as injustiças daquela época e pelo que percebo ainda continua na labuta pelo que é justo e certo. Precisamos de pessoas comprometidas com a segurança pública, e sei que vc está entre essas. Um forte abraço e aguarde comentários.
    P.S. Prometo que nao vou "meter o pau" na PM.

    ResponderExcluir